SOMENTE CALORIAS IMPORTAM? O consumo EXCESSIVO de ultraprocessados pode engordar mesmo que a quantidade de calorias seja a mesma de um alimento não ultraprocessado.
Ex.: 300 calorias de REFRIGERANTE é diferente de 300 calorias de FEIJÃO. Não são APENAS as calorias que importam em uma dieta e sim um contexto geral.
A longo prazo uma dieta com base em alimentos ultraprocessados diminui a diversidade das nossas bactérias intestinais alterando a nossa microbiota, como também compromete a barreira intestinal tornando o indivíduo vulnerável a diversos problemas de saúde.
O consumo de ultraprocessados influencia na nossa sensibilidade a insulina, glicemia, saúde intestinal, ganho de peso, ganho de gordura e aumenta o risco de doenças crônicas.
No curto prazo a maior diferença será no controle da saciedade. Você provavelmente vai consumir mais calorias após consumir refrigerantes, massas e doces do que comer um alimento natural, rico em fibras.
Então, segue aquela dica básica: O BÁSICO FUNCIONA! Bora comer carnes, ovos, frutas, vegetais, arroz integral, feijão, cereais integrais. Portanto, cada um tem que comer de acordo com aquilo que gasta/queima e não sair comendo tudo só porque é “saudável”. Um profissional irá analisar o seu perfil e objetivo e deixar o seu plano alimentar equilibrado para você alcançar o resultado desejado. A dieta que é eficiente para uma pessoa pode ser um desastre para outra. Procure ajuda profissional.
doi: 10.3390/nu10030365
DEBORA MOCELIN – NUTRICIONISTA EM CURITIBA
Contato: (41) 99904 1258 (41)30241015