A nutricionista Débora Mocelin é pós graduada pela UNICSUL em fitoterapia aplicada à nutrição Funcional para a complementação da sua prescrição dietética.
A fitoterapia pode ser usada na prevenção de agravos nutricionais e de saúde e na promoção ou recuperação do estado nutricional de indivíduos e contempla a utilização de preparações magistrais nas formas farmacêuticas de cápsulas, drágeas, pastilhas, xarope, spray, extrato, infuso, decocto, macerado, tintura, alcoolatura, óleo ou qualquer forma farmacêutica.
Somente nutricionistas que forem formados em especialização/pós graduação latu-sensu em fitoterapia segundo publicação da CFN 525/2013, podem prescrever fitoterápicos em todas as suas formas farmacêuticas. Nutricionistas não especializados só podem prescrever na forma de chá (infusão ou decocção) ou maceradas.
Durante a consulta é realizado a avaliação nutricional com base nos exames físicos, em dados antropométricos, bioquímicos e na avaliação dietética, que auxiliam no diagnóstico nutricional. Nos casos em que não existam dados bioquímicos suficientes e à disposição do nutricionista, serão solicitados os exames laboratoriais pertinentes para decisão da conduta a ser seguida.
Após a cirurgia, o acompanhamento sistemático deve ocorrer, tendo em vista que a orientação nutricional é fundamental para melhora da terapia, qualidade de vida e bem-estar do paciente.
Para determinação da conduta nutricional a ser seguida no pós-operatório, deverão ser observadas as particularidades da técnica da cirúrgica aplicada, no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica e carências nutricionais comuns nos casos de cirurgia bariátrica, prevenir complicações pós-cirúrgicos em nível nutricional e dar continuidade às mudanças de hábitos alimentares e a prescrição da suplementação de vitaminas, minerais e demais nutrientes, deverá observar a individualidade de cada caso e as normas regulamentadoras estabelecidas pelo CFN e ANVISA.