Preloader

CONSULTAS

  1. Home

A Consulta


O atendimento é personalizado e individual e na consulta a nutricionista solicita exames laboratoriais e faz uma análise do seu perfil alimentar e composição corporal, que mensura a gordura, a massa muscular e a água corporal.

As prescrições de dietas e suplementos são baseados nas mais recentes evidências científicas, que envolvem em suas composições combinações de alimentos, nutrientes vitamínicos, minerais e bioativos nas proporções adequadas às necessidades diárias para o funcionamento do organismo, proporcionando equilíbrio, energia e beleza de dentro para fora de acordo com o seu objetivo.

Exames Laboratoriais

Você sabia que solicitar exames laboratoriais é uma das competências do nutricionista? Levando em consideração uma abordagem nutricional completa, os exames laboratoriais fazem parte de um conjunto de parâmetros bioquímicos que direcionam o nutricionista na avaliação do estado nutricional do paciente e monitorização dietoterápica para diversas patologias. A partir deste processo, o profissional determinará as prescrições necessárias para que o objetivo nutricional seja alcançado com excelência. Lembrando que para o diagnóstico de doenças você precisará consultar o seu médico.

Na consulta leve seus exames anteriores e caso seja necessário serão solicitados somente os exames para cada momento do acompanhamento nutricional.

Exemplos de Exames Laboratoriais que podem ser solicitados:

PATOLOGIA EXAMES
Estado Geral do Paciente Hemograma completo, Albumina sérica
Anemia Ferro, Transferrina, ferritina sérica, Saturação de transferrina, Ácido fólico, Vit B12
Diabetes Glicemia em jejum, Hemoglobina glicada, Frutosamina, Curva glicêmica e insulínica, Insulina basal (HOMA IR e beta), Glicemia pós prandial
Intolerância Lactose Teste de tolerância à lactose
Intolerância Glúten Anti-endomísio (IGA), Anti-gliadina (IGA, IGG), Anti-transglutaminase (IGA), IGA, IGG totais (para comparar com os exames acima)
Dislipidemia Colesterol total, HDL, LDL, VLDL, Triglicérideos, PCR ultrassensível, APO a, APO b, Lipoproteína A, Homocisteína
Renal Creatinina sérica, Sódio sérico, Potássio sérico, Uréia, Cálcio (total e iônico), Fósforo sérico, Magnésio sérico, Oxalato, Citrato , Proteína, Gasometria
Hepática TGO, TGP, Gama GT, Fosfatase alcalina
Estado Nutricional Minerais, Vitaminas
Tireóide T3, T4 Livres e totais e TSH, Anti TPO
Desnutrição Proteica Hemograma completo, proteínas totais, proteína ligadora de retinol, índice de creatinina-altura (ICA)
Cofatores antioxidantes Zinco, cobre, selênio, manganês

Avaliação corporal

É bom entender que a gordura corporal possui “maior volume e menor peso” e a massa muscular o contrário, “menor volume e maior peso”. O importante então é manter em mente: Você não quer perder músculos, você quer manter ou aumentar, caso seja seu objetivo, mas perder é uma péssima idéia.

O IMC, Índice de Massa Corpórea, um dos índices mais difundidos na mídia para se medir o peso ideal é calculado pela simples fórmula: Peso, dividido pela sua altura elevada ao quadrado. Na prática, em muitos momentos torna-se impreciso, pois encontramos várias pessoas dentro do peso “saudável” com um percentual de gordura corporal elevado, ou seja, este é o “falso magro”.

Para saber a sua composição corporal existem várias formas, portanto as mais utilizadas são: a Bioimpedância tetrapolar e o Adipômetro. A bioimpedância funciona emitindo sinais elétricos imperceptíveis enquanto percorre o corpo todo. Após alguns segundos o aparelho fornece dados de equações matemáticas sobre a composição corporal do indivíduo a partir de sua altura, peso, idade, sexo e níveis de atividade física que costuma se submeter. É muito importante seguir um protocolo antes dessa avaliação para que não haja alterações nos resultados. Já o adipômetro é capaz de medir a gordura corporal de cada parte de corpo com bastante precisão e a cada consulta o paciente pode controlar a sua evolução.

O valor ideal de gordura varia entre os sexos e de acordo com a idade, mas em linhas gerais, veja a tabela abaixo para boas margens comparativas:

% gordura corporal Homens Mulheres
Nível de competição 3%-6% 9%-12%
Bastante em forma <= 9% <= 15%
Em forma 10%-14% 16%-20%
Média 15%-19% 21%-25%
Abaixo da média 20%-25% 26%-30%
Precisa de atenção 26%-30%+ 31%-40%+

Avaliação por bioimpedância Tetrapolar Maltron BF906


É um exame que fornece parâmetros, tais como:

  • Gordura corporal (Kg)
  • Percentual de gordura (%)
  • Massa magra (Kg)
  • Água corporal (l)
  • Água corporal (%)
  • Taxa metabólica basal (kcal)

Preparo para o Teste de Bioimpedância:


24 horas antes da consulta

  • Não consumir bebidas alcoólicas
  • Evitar excesso de café, chá mate, chá preto, chocolate, refrigerante e outras bebidas que contenham cafeína
  • Beber bastante água

3-4 horas antes do teste

  • Jejum (exceto água)
  • Tomar 2 copos de água nas 2 horas que antecedem o teste

Até 30 minutos antes do exame

  • Esvaziar a bexiga
  • Evitar fazer o teste no período menstrual
  • Não tomar medicamentos diuréticos 7 dias antes do teste
  • Não estar febril no dia do exame
  • Contraindicado em caso de marcapasso ou aparelho eletrônico
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez

Pessoas com placas metálicas

Nutrição Esportiva


A nutricionista Débora Mocelin é Pós graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ) desde 2003.

Obteve reconhecimento científico com trabalho publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva.

Inicialmente prestou atendimento em diversas academias e consultório próprio e realizou assessoria para lojas e Sites de Suplementos.

A partir de então, trabalhou como coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Suplementos Nutricionais e Esportivos na Empresa Nutrilatina. Trabalhava no desenvolvimento de fórmulas, elaboração de textos para as embalagens e acompanhamento de estudos para comprovação técnica e científica. Também realizava atendimento aos atletas de elite patrocinados pela empresa.

Atua em várias áreas do esporte como lutas, natação, vôlei e futebol, onde já foi nutricionista do time América Football Club no Rio de Janeiro. Lá administrava a alimentação e suplementação dos jogadores com o patrocínio da Midway Suplementos conquistado pela própria nutricionista.

Com várias participações em revistas, sites e TV, na área esportiva teve destaque em importante publicação de validade científica na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva e preparou um guia de Suplementação para a revista Men’s Health.

Em 2016, aos 37 anos participou de um campeonato de Fisiculturismo como uma forma de se aproximar da realidade dos atletas.

Na consulta, a nutricionista identifica as principais exigências nutricionais desenvolvidas durante treinamentos de alto desgaste físico e muscular. A dieta e os suplementos são específicos para atuar em conjunto e garantir uma nutrição concentrada, balanceada, segura e eficaz. Os nutrientes agem de forma dinâmica com o metabolismo corporal, proporcionando resultados de força, resistência, definição e construção muscular.

Emagrecimento


Com os vastos meios de comunicação, o acesso à informação pela população é bem maior, sendo comuns publicações com “dietas milagrosas” ou a “dieta da amiga” ou do “colega da academia” que prometem emagrecimento rápido e fácil mas que causa muita confusão sobre questões alimentares individuais. O problema é que a cada dieta realizada por conta própria ou por alguém despreparado dando as coordenadas, a chance do seu corpo se adaptar é grande e futuramente fica mais fácil engordar e difícil emagrecer.

Aprenda que nem tudo na vida são calorias. De onde essa caloria vem, a hora que você a consumiu, combinada com o que, e principalmente a análise do dia inteiro e não somente de refeições isoladas são fatores fundamentais no desenvolvimento de massa muscular e na perda de gordura. "Posso comer tal coisa? Vai me fazer bem?" ou "O suplemento tal é bom pra eu usar?" - Esse tipo de resposta não tem como ser dado de maneira superficial. Se a dieta de uma pessoa é adequada ou não, depende de quem é essa pessoa, do objetivo que ela tem, sua rotina diária de trabalho, de atividades físicas, e de analisarmos o dia (se possível a semana toda) da pessoa como um todo, e não uma ou outra coisa isolada que foi ingerida.

A prescrição para a redução de peso e medidas é realizada com alimentos e fórmulas fitoterápicas naturais que auxiliam a saciedade e metabolismo de gorduras por meio de diferentes mecanismos de ação. O tratamento visa a manutenção de medidas e peso ideal de maneira saudável.

Um bom planejamento profissional, organização e comprometimento é que vai garantir o sucesso da sua dieta. E no mais, o importante é encarar a dieta como uma reeducação alimentar, como um novo estilo de vida para manter a sua saúde em dia. Ao optarmos por estarmos bem conosco e com nosso físico tudo se torna mais prazeroso e deixa de ser uma obrigação.

Cirugia Bariátrica


A atuação do nutricionista deve ocorrer tanto no acompanhamento do paciente no pré-operatório para correção dos hábitos alimentares e reduzir os riscos no momento da cirurgia como após o procedimento para prescrição da dieta pós-operatória. Na emissão do laudo, para realização da cirurgia bariátrica haverá as informações provenientes do seu acompanhamento nutricional.

Durante a consulta é realizado a avaliação nutricional com base nos exames físicos, em dados antropométricos, bioquímicos e na avaliação dietética, que auxiliam no diagnóstico nutricional. Nos casos em que não existam dados bioquímicos suficientes e à disposição do nutricionista, serão solicitados os exames laboratoriais pertinentes para decisão da conduta a ser seguida.

Após a cirurgia, o acompanhamento sistemático deve ocorrer, tendo em vista que a orientação nutricional é fundamental para melhora da terapia, qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Para determinação da conduta nutricional a ser seguida no pós-operatório, deverão ser observadas as particularidades da técnica da cirúrgica aplicada, no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica e carências nutricionais comuns nos casos de cirurgia bariátrica, prevenir complicações pós-cirúrgicos em nível nutricional e dar continuidade às mudanças de hábitos alimentares e a prescrição da suplementação de vitaminas, minerais e demais nutrientes, deverá observar a individualidade de cada caso e as normas regulamentadoras estabelecidas pelo CFN e ANVISA.

Fitoterapia


A nutricionista Débora Mocelin é pós graduada pela UNICSUL em fitoterapia aplicada à nutrição Funcional para a complementação da sua prescrição dietética.

A fitoterapia pode ser usada na prevenção de agravos nutricionais e de saúde e na promoção ou recuperação do estado nutricional de indivíduos e contempla a utilização de preparações magistrais nas formas farmacêuticas de cápsulas, drágeas, pastilhas, xarope, spray, extrato, infuso, decocto, macerado, tintura, alcoolatura, óleo ou qualquer forma farmacêutica.

Somente nutricionistas que forem formados em especialização/pós graduação latu-sensu em fitoterapia segundo publicação da CFN 525/2013, podem prescrever fitoterápicos em todas as suas formas farmacêuticas. Nutricionistas não especializados só podem prescrever na forma de chá (infusão ou decocção) ou maceradas.

Gestantes


É fundamental que a futura mamãe, durante essa fase especial da vida, seja muito bem orientada para que tenha hábitos alimentares saudáveis e escolha os alimentos corretamente, garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários para a sua saúde e a do seu futuro filho.

É no período de gestação que ocorre a maior transformação no corpo da mulher para criar um ambiente favorável de desenvolvimento do bebê. Tanto do ponto de vista físico como psicológico, a mulher vai passar por várias mudanças.

É nesse mesmo momento que as pessoas começam a dizer que você precisa se alimentar bem. Aí é que a mulher fica confusa. Muitas se sentem liberadas e acabam comendo muito mais do que deveriam. Durante esta fase, você não precisa comer por dois e sim o que você come é duas vezes mais importante. Resumindo, é mais importante a qualidade da alimentação que a quantidade, então se você sempre prestou atenção em calorias e não no alimento que está ingerindo, pense seriamente em inverter esses valores. Como você está gerando uma nova vida, são necessários diversos nutrientes para a formação dos componentes da gestação, crescimento do feto e reservas para todo este período e lactação. A deficiência de algum nutriente pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do bebê, assim como minar as reservas da mãe, já que a natureza é sábia.

A dieta para a gestante deve ser prescrita individualmente, levando-se em consideração as características físicas e nutricionais de cada mulher e deverá fornecer a quantidade correta de carboidratos, proteínas e gorduras e conter vitaminas e minerais essenciais como o ferro, cálcio, ácido fólico, iodo, vitamina C, vitamina A, entre outros. Durante todo esse período, espera-se um ganho de peso de 9 à12 quilos.

Não há a possibilidade de se fazer dieta de emagrecimento, caso a mãe tenha engravidado acima do peso ideal, pois pode levar nutrientes em quantidades insuficientes para o bebê. Apenas depois do parto pode se pensar em dieta, com cuidados para não diminuir a produção do leite materno.

Crianças


Na infância ocorre uma taxa significativa de desenvolvimento físico e cognitivo e as crianças precisam de uma série de nutrientes em quantidades e proporções ideais para a sua formação.

A frase “Faz como eu faço, não faças o que eu digo”, ilustra bem a influência que os pais têm sobre os filhos que a partir dos dois anos imitam o comportamento dos pais, inclusive o alimentar. Por esse motivo é importante a reeducação alimentar da família para a prevenção e combate da obesidade infantil e outras doenças relacionadas à nutrição.

Além disso, é muito importante tomar cuidado ao abordar a obesidade ou outro problema nutricional com a criança, lembrando que ela é um ser em formação, seja quanto ao seu crescimento e desenvolvimento quanto ao seu estado emocional.

Enquanto reaprende a comer, para ajustar as necessidades nutricionais de cada criança, existem opções nas farmácias de manipulação para que durante esse período de transição a criança não fique com nenhum déficit. Crianças que estão com dificuldades na adesão de uma alimentação saudável podem ser beneficiadas com suplementos específicos para cada situação, onde podemos adicionar fibras, vitaminas e minerais e outros componentes para auxiliar o tratamento da obesidade e o colesterol, por exemplo. Nada de cápsulas e pós com sabores ruins. Pode-se colocar micronutrientes e compostos bioativos em pós para preparo de iogurte, frapê nutricional para complemento alimentar, gomas de gelatina e tabletinhos de chocolate enquanto vai inserindo uma alimentação saudável e equilibrada no cotidiano da criança.

Personal Diet


Você já pensou em ter um profissional que vai até você, com toda a comodidade e dedicação, exclusivamente para auxiliá-lo com a sua alimentação de forma a torná-la mais saudável e equilibrada ?

Pensou em ter um profissional que contribua para a melhoria de sua qualidade de vida ?

Esse profissional é o Personal Diet. O termo 'Personal Diet' designa 'dieta personalizada', ou seja, um plano alimentar elaborado por nutricionista baseado nas preferências alimentares do paciente e mantendo um equilíbrio entre os nutrientes.

Serviços oferecidos:

  • Atendimento domiciliar
  • Avaliações de composição corporal e nutricional
  • Prescrição de dieta personalizada
  • Elaboração de lista de compras
  • Visita ao supermercado
  • Diversificação de receitas de acordo com as necessidades e objetivos do paciente
  • Organização de geladeira e despensa

Palestras


Para Você:


Se você não tem tempo e não sabe cozinhar, não se preocupe que são criadas soluções para que esses problemas virem detalhes. Além disso, são apresentados temas específicos para a sua saúde como: hipertensão, diabetes, obesidade entre muitos outros assuntos.

Para a sua cozinheira:


No curso o público alvo são empregadas domésticas, donas de casa e todos os interessados em conhecer como as práticas na cozinha influenciam na saúde e qualidade dos alimentos consumidos. O curso mostra como organizar a sua cozinha, planejar e organizar as refeições e lanches da semana, a importância da higiene alimentar, receitas práticas e ainda como manter os nutrientes dos alimentos.

Para a sua empresa:


São realizadas palestras e avaliações para funcionários com temas específicos para a saúde.

Se você fornece refeições na sua empresa, criamos um manual de boas práticas conforme a legislação vigente com o curso de capacitação em boas práticas de fabricação para manipuladores.

Valores


Consulta R$ 300,00 (dieta, suplementação, avaliação com plicometro, suporte online)

Pacote promocional: 5 consultas 2x R$ 450,00

Bioimpedância tetrapolar: R$ 100,00

Consulta Homecare R$ 500,00 (dieta, suplementação, avaliação com plicometro, suporte online)